Atualizações na cobertura de seguros para embarques de Israel (e outros países de risco): O que você precisa saber

Recentemente, a Sura, seguradora utilizada pela TakeSeguros, ajustou sua política de cobertura, incluindo Israel na lista de países excluídos de aceitação, devido à guerra, situação geopolítica delicada e a imposição de embargos.

O Que Mudou para Embarques de Israel?

Embora Israel tenha sido incluído na lista de países excluídos de cobertura pela maioria das seguradoras, a Sura informou que, por enquanto, manterá a cobertura para os embarques dessa origem em nossa apólice até o final da vigência, que se dá no dia 31/12/2024. No entanto, algumas condições específicas foram estabelecidas para que essa cobertura seja aprovada:

  • Cobertura Básica: Os embarques provenientes de Israel terão apenas a cobertura básica, sem a inclusão de cobertura adicional para riscos de Guerra e Greves, sob nenhuma condição.
  • Risco de Transporte: Não será permitido aceitar riscos na condição EXW (Ex Works), ou seja, a responsabilidade do seguro deve iniciar a partir do porto / aeroporto de origem, evitando assim exposição a sinistros durante o transporte interno em Israel.
  • Exclusões Específicas: Não haverá cobertura para danos causados por atraso, confisco ou cancelamento do embarque devido à guerra. Além disso, a apólice inclui uma cláusula padrão de embargos e sanções, e ratifica a exclusão de cobertura para atos de terrorismo, conforme previsto nas coberturas básicas.

Essas aprovações são excepcionais e pontuais, ou seja, cada embarque deve ser submetido à Seguradora para análise prévia. Portanto, é essencial que a equipe de comércio exterior de sua empresa esteja ciente dessas condições ao planejar importações de Israel.

Informações Necessárias para a Consulta Prévia

Para a análise e aprovação dos embarques provenientes de Israel, é fundamental que as seguintes informações sejam apresentadas à Seguradora:

  1. Razão Social e CNPJ do Importador: Identificação completa da empresa responsável pela importação.
  2. Incoterm: Termo de comércio internacional utilizado na transação, com atenção especial à exclusão da condição EXW.
  3. Valores: Especificação dos valores FOB (Free on Board), frete e impostos envolvidos na operação.
  4. Estado da Mercadoria: Indicação se a mercadoria é nova ou usada.
  5. Origem/Destino: País de origem e país de destino da mercadoria.
  6. Descrição da Mercadoria: Detalhes sobre o tipo de produto sendo importado.

Importância de Atenção Redobrada para Embarques EXW

Como se observa não haverá cobertura para operação na condição EXW, onde o comprador assume todos os riscos e custos desde a saída do produto nas instalações do vendedor. Em países com riscos elevados, como Israel, há maior possibilidade de sinistros na origem, o que, segundo as novas diretrizes, não estará coberto. Recomenda-se, portanto, revisar as condições de entrega e avaliar a possibilidade de utilizar termos de comércio que ofereçam maior proteção ao importador (no caso aqui o FOB).

Países Excluídos de Cobertura

Além de Israel, há uma lista de países excluídos de cobertura, que inclui regiões como Afeganistão, Coreia do Norte, Cuba, Irã, Iraque, Rússia, Venezuela, entre outros. Para esses países, não há negociação de aceitação.

Lembrando que, especialmente para os clientes da TakeSeguros, neste momento, para Israel, a Sura está analisando cobertura mediante demanda prévia.

Qualquer dúvida pedimos contatar operacional@takeseguros.com.br