27 de janeiro de 2022
Chegada de cargas ao Porto de Santos será mais rápida com trecho Norte do Rodoanel
Governo de São Paulo anunciou que fará licitação da importante obra logística
O trajeto de regiões como o Sul de Minas Gerais em direção ao Porto de Santos poderá ser agilizado em até quatro horas a partir a construção do trecho Norte do Rodoanel. Segundo especialistas, a obra é aguardada há anos e, assim como o anel ferroviário, poderá agilizar o acesso de cargas ao cais santista. Porém, eles fazem um alerta: a nova alternativa rodoviária também pode facilitar a fuga de cargas a outros complexos portuários nacionais.
O plano do Governo do Estado é que o Trecho Norte contribua para retirar, do Centro de São Paulo os veículos comerciais que têm como destino o Porto de Santos. Com a parte Norte, o Rodoanel interligará as rodovias Presidente Dutra e Fernão Dias com o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), principal acesso terrestre ao cais santista.
De acordo com o projeto original, a expectativa é de que 75 mil veículos passem por dia pelo trecho Norte. Destes, 35 mil serão só caminhões – 18 mil deixariam de entrar em São Paulo em direção a outros destinos, como o complexo santista.
No último sábado (22), o Governo do Estado anunciou o plano de retomar as obras deste trecho, paralisadas após uma série de irregularidades. Para o economista e professor universitário Helio Hallite, o lapso temporal representa uma eternidade quando é analisada a importância logística da obra, na mobilidade da produção e distribuição, entregas de exportações e importações.
“Nesses anos, dois novos grandes terminais de contêineres se instalaram, além da forte expansão do agronegócio e das operações com grandes líquidos. O mais triste é que, sendo uma obra inacabada, foi alvo de investigações de superfaturamento. Espero que a conclusão ocorra nos próximos dois anos. Na Ásia, por exemplo, esse trecho seria entregue em seis ou oito meses”, afirmou Hallite.
Segundo o especialista, com o tramo Norte, haverá uma “melhora importante na mobilidade entre o Porto e a Região do Vale do Rio Paraíba”.
Outro projeto importante de atração de cargas para o Porto de Santos é o Ferroanel. É o que aponta o engenheiro Marcos Vendramini.
“Eu acho que sempre há impacto e creio que até mais positivo, de atração de cargas, do que negativo, a fuga das mesmas. De todo modo, o impacto que um Rodoanel traz é sempre inferior ao de um Ferroanel, uma vez que as cargas rodoviárias possuem uma permeabilidade urbana e não requerem grandes infraestruturas de carga ou descarga tanto na origem como no destino”, explicou.
Segundo o especialista, as cargas transportadas através do modal ferroviário requerem infraestruturas de carga e descarga específicas, “dedicadas e de muito maior custo, representando um comprometimento comercial e logístico muito mais significativo”.
Fonte: A Tribuna On-line