Embarque Marítimo de Cargas Tipo Projeto: Desafios e Soluções com a Takelog

No dinâmico universo do comércio exterior, o embarque marítimo de cargas tipo projeto representa um desafio significativo, especialmente quando falamos de equipamentos de alto valor e diversos contêineres. Este tipo de operação exige não apenas um planejamento meticuloso, mas também uma execução precisa para garantir que todas as etapas – desde a coleta até a entrega no destino final

 

Embarques Parciais Não Previstos

Temos observado um aumento na quantidade de embarques parciais não previstos, ou seja, apesar de toda a carga ser entregue no Porto de Origem conjuntamente e com uma única reserva. Por motivos diversos, as companhias de navegação têm optado por embarcar apenas parte dos contêineres em um primeiro navio, deixando o restante para embarque em um navio subsequente.

 

Como isso afeta a sua operação de importação? Quais são as implicações para o registro aduaneiro?

 

Legislação Aduaneira e Suporte em Embarques Parciais

Felizmente, a legislação aduaneira brasileira prevê suporte para essas situações. Mesmo com o desmembramento do embarque, é possível tratar todos os contêineres como uma única operação para fins de registro de declaração de importação. Não poderia ser diferente porque, nestes casos, temos um único bem envolvido, normalmente amparado por benefício fiscal, e que não pode ser tratado como partes separadas.

 

Nossa Expertise Faz a Diferença

Na Takelog, contamos com uma vasta experiência na gestão de embarques parciais. Sabemos que, embora não sejam frequentes, quando ocorrem, podem trazer complexidades adicionais. Nossa equipe está preparada para assessorar nossos clientes em todas as etapas, garantindo que o processo seja tratado com a atenção e os cuidados necessários, independentemente de aspectos como este cenário indicado aqui.

 

Custos Adicionais

 É importante ressaltar que, em situações de embarques parciais, poderão surgir custos adicionais que precisam ser considerados, tais como:

 - Armazenagem: Custos decorrentes do tempo extra que os contêineres permanecem no porto ou em outros locais de armazenamento.

- Demurrage: Taxas de sobre-estadia, mesmo quando decorrentes de ações do próprio armador.

- Inspeção técnica do equipamento por perito (engenheiro): equipamento é inspecionado por um perito

 

Não desejamos que isso ocorra, mas, se ocorrer, tenha certeza de que saberemos lidar e conduzir seu processo da maneira mais eficiente possível.