Greve marítima nos EUA pode afetar toda a cadeia logística global

Estivadores de 36 portos da Costa Leste dos Estados Unidos iniciaram na terça-feira (1º) uma greve que deve ter reflexos na economia do país e de seus principais parceiros comerciais, além de causar turbulência política a poucas semanas da eleição presidencial.

 

A greve da categoria, a primeira desde 1977, ocorre depois do fracasso nas negociações entre o sindicato International Longshoremen's Association (ILA) e a US Maritime Alliance (USMX). Segundo o JPMorgan Chase & Co., a perda econômica causada pela paralisação deve ficar entre US$ 3,8 bilhões e US$ 4,5 bilhões por dia.


Os Estados Unidos são o segundo maior parceiro comercial do Brasil, atrás apenas da China. Entre janeiro e agosto de 2024, foram US$ 26,2 bilhões (FOB) em cargas brasileiras exportadas para os americanos e US$ 26,9 bilhões em importações.


Os números representam alta de 10,9% nas exportações e de 2,5% nas importações, em relação ao mesmo período de 2023.


Possíveis impactos de uma greve:


A greve pode causar grandes transtornos para as cadeias de suprimentos, como atrasos no transporte de cargas, aumento de custos e desafios logísticos, especialmente nos portos da Costa Leste e do Golfo dos EUA. Quanto mais tempo durar, maiores serão os impactos na importação/exportação, na disponibilidade de contêineres e na eficiência das operações.


Importação (EUA x Brasil):


Estamos monitorando a situação e aceitando reservas normalmente. Recomendamos seguir as orientações das autoridades portuárias quanto aos horários de funcionamento. Caso ocorra uma interrupção, especialmente para contêineres refrigerados, sugerimos planejar com antecedência para reduzir os riscos para cargas sensíveis.


- Possíveis alternativas


Exportação (Brasil x EUA).


Estamos acompanhando, junto aos armadores, as reservas que já se encontram no terminal de embarque.


Para cargas já embarcadas, os armadores repassarão eventuais sobretaxas. 


Cargas a bordo:


Navios a caminho dos portos afetados poderão ser forçados a ficar ancorados ou omitir os portos impactados. A situação de cada navio será monitorada diariamente para tentar evitar grandes atrasos.


Políticas para Demurrage & Detention a serem adotadas durante o período de greve:


A maioria das políticas de demurrage & detention dos armadores durante uma greve são as seguintes:


- O freetime será suspenso para contêineres dentro do período de sobreestadia ou detenção no início da greve até que ela termine.


- As taxas de sobreestadia serão aplicadas de acordo com a política do operador de terminal para contêineres em sobreestadia no período da greve.


- As taxas de operação de contêineres refrigerados (energia e demais taxas) no terminal serão de responsabilidade do proprietário da carga.

 

Nossa equipe está atenta para ir atualizando você por e-mail sobre a situação. 
Se precisar de mais informações sobre a sua carga, entre em contato com nossa equipe.

 

Fonte: O Globo