01 de abril de 2021
Pandemia e seus impactos no transporte marítimo internacional
Prezado cliente, a intenção aqui é passar um overview geral das situações que tem afetado o transporte internacional marítimo. Recentemente muitos de vocês que estão lendo este texto já devem ter tido situações de atrasos da saída ou chegada de navios, ou até mesmo falta de disponibilidade de contêineres vazios. Isso se dá por uma serie de fatores que o transporte internacional marítimo tem passado relacionados muitos deles pelos impactos da pandemia do COVID-19. Vamos relacionar alguns deles aqui.
– FALTA DE DISPONIBILIDADE DE CONTAINER
Atualmente esta é uma realidade mundial, Ásia e Europa já informam que novamente estão com falta de equipamentos para este final de Março e início de Abril. Isso se dá por causa de uma reação em cadeia pois a circulação dos contêineres é muito importante como sabemos pois existem rotas onde a demanda é muito grande na exportação e já na importação não, causando um grande volume de contêineres parados nos destinos.
Atualmente a quantidade de contêineres em utilização é alta, ou seja o nível de contêineres parados sem utilização quase que não existe, muitos estão em transporte sobre aguas, mas muitos também estão em transporte de entrega e aguardando devolução aos terminais de contêineres vazios.
Abaixo um gráfico mostrando a medição de contêineres em utilização da Hapag Loyd:
– ATRASOS NAS DEVOLUÇÕES DE CONTAINERES VAZIOS
Neste assunto os Estados Unidos é um bom exemplo atual que tem sido afetado por conta de seu clima e também pela falta de caminhões e motoristas relacionado a pandemia COVID-19. Temporadas de nevascas todos os anos geram atrasos e demoras no transporte rodoviário de contêineres nos Estados Unidos, apesar da ótima estrutura de suas rodovias e estratégias previamente feitas para este período, este ano tem sido mais afetado devido à falta de profissionais e caminhões disponíveis nos locais estratégicos, causando maior demora na reposição dos equipamentos e automaticamente afetando a cadeia como um todo no trade Ásia x América do Norte e América do Norte x Europa.
– CONGESTIONAMENTO PORTUÁRIO
Portos no mundo todo tem grande volume de navios aguardando em fila para atracação e operação, apesar de serem considerados atividades essenciais as operações portuárias no mundo todo tiveram grande impacto com a pandemia relacionados a falta de funcionários em operação, aumentando o tempo de operação nos navios.
Abaixo alguns dos principais exemplos, mostrados pela Hapag Lloyd em Santos, Estados Unidos e Austrália em seu webinar esta semana:
– Acidentes
Problemas não esperados parece que tiveram um aumento nos últimos meses, algo que com toda a certeza tem impactado a cadeia de abastecimento de contêineres em todo o mundo, obrigando muitos armadores a refazerem suas rotas de forma emergente acabando com programações previamente feitas.
O mais atual é o navio da Evergreen, que por conta de forte tempestade no dia 23 de março virou para uma posição onde ele não pode se mover bloqueando a passagem em ambos os lados do canal de Suez no Egito, com isto não existe passagem e a fila de navios parados é enorme, o que irá impactar muito a cadeia de abastecimento de contêineres de forma geral.
Abaixo o divulgado pela Maersk na manhã de 25 de Março uma relação de seus navios afetados por este incidente:
Como agente de cargas continuamos monitorando estes cenários e indicamos o máximo de antecedência em casa demanda dentro do possível.