25 de março de 2021
Redução no custo do seguro – Fique atento!
Em meio ao atual momento político-econômico que o país enfrenta é comum que todos busquem melhores preços para seus serviços e no seguro não é diferente. Contudo é justamente nesta hora que devemos redobrar nossa atenção, o que parece uma redução de custo inicialmente pode vir a ser um grande prejuízo no futuro.
A Take Seguros sempre alerta seus clientes que nem sempre o seguro mais barato é o que apresenta o melhor custo-benefício. O seguro de transporte internacional é o único recurso que permite aos exportadores e importadores evitar perdas financeiras na eventualidade de acidentes que atinjam suas cargas, portanto é primordial que se faça uma escolha criteriosa da Corretora que irá lhe dar suporte necessário desde a contratação até o sinistro, evitando assim surpresas.
Pontuamos alguns itens fundamentais para tais avaliações:
– Seu corretor é especializado em Seguro de Transporte?
Para operar no ramo de transporte é fundamental que a Corretora possua um amplo conhecimento em Comércio Exterior, na área aduaneira e em toda logística que envolva o risco.
A especialidade na área de Comex é fundamental para avaliar as cláusulas a serem contratadas e verbas importantes para no caso de sinistro ter uma indenização justa para seu negócio. Portanto, ao contratar o seu seguro de cargas não deixe de certificar a especialidade da Corretora. Lembre-se que o corretor é quem te representa perante a Seguradora e na hora do sinistro, isso irá contar.
– A Seguradora contratada tem experiência no Ramo de Transporte?
Muitas pessoas acham que as Seguradoras mais conhecidas no ramo de automóvel, são as mais recomendadas. Ledo engano! Devemos avaliar a experiência da Seguradora em cada ramo, as condições, taxas, prestação de serviço oferecida e agilidade na emissão das apólices.
– A proposta apresentada contempla quais coberturas?
É comum comparar a proposta de seguro apenas pelo valor do prêmio e esse é um dos erros mais graves! O valor final varia de acordo com as Coberturas oferecidas: Ampla A ou Restrita e Coberturas Adicionais. Contratar as coberturas adequadas para a sua operação é primordial e só com a experiência de um corretor especializado é possível estar totalmente seguro!
– Compare Preço x Franquia
Nem sempre a proposta de seguro mais barata é a mais conveniente: geralmente um prêmio mais baixo corresponde a uma franquia maior. Na hora do sinistro isso faz toda diferença!
– Vistorias
No segmento de comércio exterior onde tudo tem máxima urgência é fundamental contar com uma Seguradora que lhe ofereça vistoriadores de primeira linha. A agilidade das vistorias e liberação é primordial para não criar morosidade no processo, gerando custos com armazenagens.
– Agilidade na emissão de Documentos
Nos dias de hoje é fundamental operar com Seguradoras de ponta que conte com ferramentas eletrônicas de averbação e que seja ágil na emissão de apólices, certificados e faturamentos. É comum, por exemplo, importações e exportações que envolvam carta de crédito com um banco e a agilidade na emissão da documentação é de suma importância para essa operação!
– Pagamento do seguro sem Taxas extras
A recente alta na cotação do dólar frente à moeda nacional (Real) traz desequilíbrio aos mercados e sugere atenção nas atividades envolvidas com o comércio exterior. Desta forma sempre recomendamos fazer os seguros em dólar, o que protege contra eventuais perdas por variação cambial.
Porém nem todas Seguradoras trabalham nessa modalidade e quando trabalham o pagamento é feito através de fechamento do câmbio, onerando assim o seguro com os encargos e taxas no momento do pagamento.
O mais importante é ter um corretor de confiança, que esteja apto para esclarecer todas as suas dúvidas, dando suporte no momento do sinistro. Contratando o seguro de forma correta estará com certeza protegendo o seu negócio e sua empresa.