25 de abril de 2022
Sem plugues: o porto de Xangai fica sem espaço para contêineres refrigerados
O porto de Xangai, o maior do mundo, ficou sem espaço para contêineres refrigerados ou frigoríficos, que requerem uma fonte de energia, os chamados plugues ou tomadas, com o resultado de contêineres de alimentos congelados empilhados e com centenas de navios esperando ancorado por espaço de atracação, enquanto outros ignoram o porto para evitar congestionamentos.
As últimas interrupções seguem-se a atrasos graves na importação de alimentos congelados e refrigerados para a China durante 2021. Muitas remessas foram retidas na alfândega devido à desinfecção e testes de alimentos relacionados ao Covid, trazidos em meio a preocupações de que os produtos correm o risco de trazer o coronavírus para o país de acordo com a SIAL Paris .
A China também classificou uma grande variedade de alimentos não congelados como de “alto risco”, incluindo óleo de cozinha e grãos de café não torrados, criando obstáculos administrativos para as empresas que exportam para o país.
La ciudad de Shanghai, que recientemente experimentó un brote significativo de casos de covid-19, ha estado bajo un estricto confinamiento como parte de la política de «cero covid» instaurada por el presidente Xi Jinping y donde las autoridades han acordonado toda la ciudad durante três semanas.
Caminhões fora de serviço?
Isso fez com que os contêineres ficassem presos no porto na chegada, porque as restrições dificultaram o acesso dos caminhoneiros às instalações. Mais de 90% dos caminhões que dão suporte às entregas de importação e exportação estão fora de serviço devido a restrições. A lenta coleta de carga resultou em longos tempos de permanência dos contêineres, deixando menos espaço para acomodar as unidades de importação que chegam.
Em um estudo divulgado pela Bloomberg, analistas do Citigroup disseram que a escassez de caminhoneiros também estava afetando as províncias vizinhas da China e até os países vizinhos. “Isso não apenas tem um impacto significativo na economia doméstica da China, mas também nas potenciais cadeias de suprimentos regionais, que podem ser mais significativas na Coréia, Taiwan e Vietnã “, disse o Citigroup.
Por outro lado, as tensões entre moradores e autoridades em Xangai estão aumentando devido às restrições de movimento, com as pessoas tendo que ficar em casa e depender do governo para obter comida; que não foi isento de controvérsias e onde houve escassez de vídeos nas diferentes redes sociais. Os cidadãos recorreram à troca de itens em troca de vegetais frescos e leite.
O que dizem as companhias de navegação?
A Maersk interrompeu as reservas para mover contêineres refrigerados para Xangai. O fechamento paralisou o transporte de carnes e frutos do mar do porto para a cidade. Isso levou a transportadora dinamarquesa, ainda líder em carga refrigerada, a interromper todas as novas entregas de mercadorias refrigeradas e algumas cargas perigosas para Xangai até novo aviso, disse a empresa na quinta-feira. A empresa está isentando as cobranças para os clientes redetinarem seus produtos congelados que já navegam para Xangai.
A Ocean Network Express (ONE) disse em um aviso aos clientes na quinta-feira que os contêineres estão se acumulando no porto de Xangai devido a interrupções na cadeia de suprimentos causadas pelo bloqueio. O porto está ficando sem espaço para tomadas elétricas para manter os contêineres refrigerados, enquanto o transporte rodoviário continua limitado e os terminais estão congestionados, disse a segunda maior linha de transporte de contêineres da Ásia.
A gigante francesa de transporte marítimo CMA CGM pediu aos proprietários de cargas que identifiquem portos alternativos para entregar contêineres refrigerados, caso os operadores portuários neguem o descarregamento devido à disponibilidade limitada de tomadas elétricas.
“Embora façamos o possível para proteger sua carga, observe que, no caso de sua remessa de importação refrigerada não ser descarregada na chegada a Xangai, podemos desviar a carga para portos de transbordo alternativos para armazenamento provisório antes do embarque. de volta a Xangai quando a situação permite “, dizia o comunicado.
A maior operadora de contêineres do mundo, a Mediterranean Shipping Company (MSC), também disse que começará a descarregar contêineres refrigerados em outros portos porque não há plugues disponíveis para plugar em Xangai.
A MSC disse que, a menos que os clientes solicitem uma mudança específica no destino dentro de sete dias, os navios frigoríficos descarregarão em portos intermediários ou alternativos à escolha da transportadora. “Taxas de frete adicionais podem ser aplicadas para transbordo, armazenamento, aluguel de equipamentos e conexão elétrica.”