28 de setembro de 2023
Transporte marítimo encontra ‘novo normal’, diz gigante da logística global
Após explodir em meio à pandemia, preço do frete marítimo retornou aos níveis de antes da Covid-19, mas executiva da Maersk vê clientes em busca de flexibilidade para lidar com seus estoques.
O custo do frete marítimo no comércio internacional finalmente caiu para mais perto dos níveis registrados na virada de 2019 para 2020, antes da Covid-19 se abater sobre o mundo, mas o “novo normal” do vaivém de produtos e insumos que marca a globalização das cadeias de produção da indústria não deverá mais passar pelo fluxo constante da Ásia para o Ocidente.
A avaliação é Karin Schönner, presidente para a Costa Leste da América do Sul da Maersk, uma das gigantes do transporte global que viram suas receitas saltar com a alta nos preços de frete.
No lugar do fluxo constante de insumos da Ásia para resto do mundo, os grandes fabricantes globais agora buscam flexibilidade de rotas e estocagem, para dar segurança ao fornecimento, disse Karin ao GLOBO, ao comentar o lançamento do Maersk Brasil Trade Report, estudo trimestral sobre comércio exterior lançado pela companhia.
Alívio nos preços
Neste mês, o custo médio mensal do frete de importação entre a Ásia e o Brasil está em US$ 1.625 por contêiner de 40 pés – um dos padrões internacionais das “caixas” de aço usadas no transporte marítimo –, segundo dados da consultoria Solve Shipping. Em agosto, o valor foi de US$ 2.400, mais perto do nível da virada de 2019 para 2020. No auge dos desequilíbrios causados pela pandemia, o frete chegou a custar na casa de US$ 12.000, no fim de 2021.
Fonte: O Globo