Duimp e o Catálogo de Produtos

Já está considerando em sua empresa a vinda da DUIMP e a consequência direta que ela trará na organização de seu cadastro de produtos? Isso é bastante sério e vemos que muitas empresas ainda não se atentaram para este ponto.

O Catálogo de Produtos servirá como gerenciador de risco de cada empresa para unificar a informação entre todos os intervenientes no Comércio Exterior.

Ou seja, será um banco de dados dos produtos importados com descrição detalhada das mercadorias transacionadas. Terá informações essenciais que ajudarão na decisão pelos órgãos intervenientes no comércio exterior para avaliação da necessidade de LPCO, por exemplo e, ainda, atuará como histórico dos itens cadastrados nos casos de mudanças na classificação fiscal de um produto.

Analise o assunto com carinho e nos procure caso queira entender um pouco mais do assunto.

Realizamos o trabalho de revisão da classificação fiscal de seus itens mais negociados, além da orientação quanto a correta descrição dos mesmos.

Iniciando com antecedência as adequações aos novos requisitos, sua empresa vai identificar o que precisa ser atualizado nos seus processos internos, ficando melhor preparada e evitando, inclusive, prejuízos futuros na operação com riscos de paralisação.

Todo esse cuidado é necessário pois, quando falamos do Novo Processo de Importação não estamos simplesmente nos referindo a substituição da LI e da DI como conhecemos hoje, mas sim, de uma nova forma de atuar no comércio exterior que exigirá das empresas uma avaliação interna de seus processos e procedimentos para se adequar a este novo cenário.