Clique nas imagens para ampliar
O QUE É O REGIME ADUANEIRO?
O regime aduaneiro é um conjunto de regras e procedimentos específicos utilizados para regular o trânsito, fiscalização e arrecadação das mercadorias de importação e/ou exportação. Estas regras são necessárias para garantir a segurança, além de promover a liberdade de comércio e os interesses que regem o movimento de mercadorias no território nacional.
COMO FUNCIONA O REGIME ADUANEIRO?
Além de fixar as regras e dos procedimentos, o regime aduaneiro define as modalidades de tributação diferenciadas para cada operação, com vistas a dar incentivos para algumas destas operações. É possível dividir os regimes aduaneiros em duas grandes categorias: os regimes de tributação e os regimes aduaneiros especiais. Os regimes de tributação são os regimes de tributação para importação e exportação onde incidem taxas de importação: Regime Simplificado, Regime Normal, DTA e DTA-S, e por sua vez os regimes aduaneiros especiais visam a criação de incentivos para o desenvolvimento econômico, como o Regime de Exportação Temporária, o Regime Especial de Tributação, entre outros.
VANTAGENS DO REGIME ADUANEIRO
- Redução de custos;
- Agilidade na operação;
- Integração das partes envolvidas na operação;
- Melhoria na gestão de processos;
- Segurança nas operações.
O regime aduaneiro é essencial para que empresas mantenham sua competitividade e garantam seus direitos no trânsito aduaneiro. Por isso, contar com serviços de logística especializados, como a Takelog, é uma solução para que as operações sejam realizadas de forma eficiente e segura, garantido os melhores resultados. A Takelog possui uma equipe especializada em soluções logísticas, que oferece serviços e produtos adequados às necessidades de cada empresa e para cada tipo de operação. Não perca mais tempo e solicite uma cotação agora mesmo!.