Clique nas imagens para ampliar
O Trânsito Aduaneiro é um procedimento que nas operações de importação que possui como objetivo desacoplar a saída e desembaraço aduaneiro da operação de importação. Por meio desse serviço, os produtos importados são liberados em um local diferente daquele estabelecido na documentação da operação.
O QUE É TRÂNSITO ADUANEIRO NA IMPORTAÇÃO?
O trânsito aduaneiro na importação é um serviço oferecido pelas alfândegas que possibilita a transferência dos produtos adquiridos ao exterior, bem como a prévia documentação necessária para seu desembaraço aduaneiro, para outro local interno ao país de destino. Na prática, assim que os produtos são entregues no porto, aeroporto ou ponto de entrada definido, são colocados sob custódia dos órgãos aduaneiros, onde passam por todos os processos necessários para seu desembaraço. Após a liberação da carga, ela é então recolhida e encaminhada a outro local que não necessariamente é a localização por trás da documentação dos produtos.
COMO FUNCIONA O TRÂNSITO ADUANEIRO?
O Trânsito Aduaneiro é realizado por meio de um procedimento que envolve as seguintes etapas: 1. Recebimento da carga no local original. 2. Avaliação de documentos e cumprimento de exigências legais. 3. Transferência da carga para outra localização. 4. Recolhimento da carga e redirecionamento para o destino.
VANTAGENS DO TRÂNSITO ADUANEIRO NA IMPORTAÇÃO
- O trânsito aduaneiro permite ao importador alocar seus produtos em um local mais conveniente, possibilitando economia de custos de armazenagem.
- Também torna possível omnichannel e e-commerce, pois a carga pode ser desembaraçada para a localização dos distribuidores, para entregas diretas ao consumidor final.
O trânsito aduaneiro na importação oferece inúmeras vantagens para os importadores, com grande facilidade para a realocação dos produtos. Se você deseja se beneficiar de todas as vantagens da operação, a melhor alternativa é contar com a Takelog, especializada em soluções de logística. Conte com a Takelog para oferecer todos os serviços necessários para o seu trânsito aduaneiro.